Nokia poderá lançar o Lumia mais barato com Android

Posted: Junho 19, 2012 in Android
Tags: , ,

A Nokia anunciou recentemente a intenção de despedir 10 mil trabalhadores nas suas unidades de produção em todo o mundo. Esta nova etapa na vida da empresa finlandesa, menos auspiciosa, leva a que o seu CEO, Stephen Elop, trace uma estratégia diferente para poder rivalizar com a concorrência num mercado que lhe foge a passos largos. A Nokia poderá lançar para o mercado um equipamento Nokia Lumia equipado com Android o que fará baixar o preço deste smartphone, permitindo assim rivalizar com a concorrência dentro da plataforma Android.

Um dos factores que permitiu que o Android se expandisse e o continue a fazer tão rapidamente ao nível mundial é a grande variedade de equipamentos e o seu baixo preço. Esta combinação, juntamente com os equipamentos de gama alta que estão fortemente lançados, ajudam a explicar as actuais 900 mil activações diárias de dispositivos Android.

Por certo que a Nokia entende o mercado dos smartphones, a sua estratégia, mesmo com o Windows Phone, passa por trazer vários equipamentos ao mercado, a própria família Lumia conta com um catálogo que apresenta uma gama alta, onde se destacam os Nokia Lumia 900, Lumia 800, uma gama média com o Lumia 710 e uma gama baixa, representada pelo Lumia 610. Não chega claramente para fazer frente ao mercado Android.

Assim, a estratégia passaria por equipar os Lumia com Android, conseguindo que os preços nesta três gamas possa ser mais acessível, e ter produtos competitivos ao ponto do Nokia Lumia 610 chegar ao mercado com um preço abaixo dos 200 euros.

Poderá o Windows Phone 8 Apollo ser um ponto de viragem?

A Microsoft tem de fazer algo para contrariar os indicadores de mercado e perder preponderância numa gama que o mercado aceitou muito bem, seria atrasar de forma irremediável os seus planos e a nova versão Windows Phone proposta pela Microsoft, o Windows Phone 8 Apollo, poderá ser a chave para diminuir o preço destes smartphones.

Como vimos anteriormente, a versão Tango veio dar ao mercado um Nokia Lumia mais económico. O sistema operativo móvel da Microsoft está mais optimizado, consome menos recursos o que permite suportar hardware menos poderoso e caro. Nesta última versão o Windows Phone oferece uma experiência de utilização satisfatória com apenas 256 MB de memória Ram e permitiu a introdução de ecrãs com menor resolução, contrariando os valores inicialmente estabelecidos.

Estas informações estão intimamente relacionadas com as fortes movimentações que o mercado tem assistido em relação aos produtos Microsoft, já se falou do possível aparecimento de um tablet, já apareceram na web imagens do Windows Phone 8 Apollo e agora estas palavras de Elop. Talvez esta semana, já na próxima quarta-feira dia 20, a Microsoft dará a conhecer as novidades das suas plataformas e poderá ser apresentada a novas versão do WP o Windows Phone 8 Apollo.

Resta-nos saber se esta nova estratégia da Nokia poderá ser contrariada com o lançamento do Windows Phone 8 Apollo, e se o preço mais económico não tirará o brilho à gama Lumia.

[Vía]

Comentários
  1. juscelino miguel diz:

    Jovem a maior mancada da nokia foi se aliar com a microsoft….o mercado internacional tecnológico reagiu com desaprovação. A nokia é gigante e sempre admirei e torcia muito que os novos aparelhos fossem com android.
    Na data do anuncio da “micosoft” eu quebrei meu N85 como protesto. Virei as costas como usuário deles e fechei minha conta depois de 12 anos fiel como cliente.
    Espero que eles se livre dessa empresa e abrace o Android. Hoje sou estudante,desenvolvedor junior e incentivador dessa plataforma. E que os fabricantes possam tratar com mais respeito o robozinho e os clientes sejam consultados antes de fazerem o pior!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s