MegaUpload encerrado pelo FBI

Posted: Janeiro 20, 2012 in Notícias
Tags: , , , ,

O MegaUpload, um dos sites mais conhecidos para partilha de ficheiros, foi encerrado pelo FBI (ver aqui). A empresa foi formalmente acusada de pirataria, depois de ter tornado publica a sua intenção de apresentar um processo judicial contra a Universal Music Group (UMG).

Além disso, todos os funcionários foram indiciados pelos supostos crimes praticados. A ação acusa o Megaupload de ter gerado de forma criminosa mais de 175 milhões de dólares (135 milhões de euros), causando mais de 500 mil milhões em prejuízos para os detentores de direitos de autor.

Esta ação acontece apenas um dia depois de uma série de protestos contra o SOPA (Stop Online Piracy Act), projeto de lei que pode colocar em risco a liberdade de expressão na internet.

Sabe-se que o FBI deteve o fundador do site, Kim Schmitz, mas segundo avança o The WallStreet Journal, foram também presos sete funcionários nos Estados Unidos, quatro na Nova Zelândia e um na Austrália. Para além da acusação de infingir as leis de direito de autor, o site também está a ser apontado como uma suposta fonte de lavagem de dinheiro.

Um dos representantes do site, em nota enviada à Associated Press limitou-se a dizer que “a grande maioria do tráfego do Megaupload é legítimo e se a indústria de conteúdo quer tirar vantagem da nossa popularidade, teremos o maior prazer em dialogar”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s