Dubai – O paraíso dos arquitectos

Posted: Dezembro 15, 2011 in Outros, Passeios & Viagens
Tags: , ,

Dubai dá nome ao o segundo maior emirado dos Emirados Árabes Unidos, e da cidade capital. Pertenceu a Abu Dhabi até 1833, e hoje tem cerca de 1.570.000 habitantes.

Conhecido pelas suas obras gigantescas e de forte apelo turístico, afirma-se que Dubai possui 30% das gruas de construção do mundo.

Com a riqueza do petróleo a esgotar, os seus dirigentes estão a fazer do antigo e modesto posto de mercadores um imponente centro de comércio e turismo no Oriente Médio.

Vejam alguns dos projectos mais importantes.

Palm Island é um arquipélago artificial em formato de palmeira.


A torre Burj Dubai é o edifício mais alto do mundo com 828 metros de altura e 160 andares, podendo ser vista a 95 km de distância. Inaugurada em janeiro de 2010, supera em cerca de 300 metros o Taipei 101, que ostentava o título desde 2004.

Burj Al Arab é um hotel em forma de uma vela ao vento se ergue acima da costa ao sul de Dubai. Foi inaugurado no ano 2000 como o primeiro hotel sete estrelas do mundo e é uma das construções mais fotografadas do mundo. Com 321 m de altura, é o terceiro maior prédio do mundo, ocupado exclusivamente por um hotel.

The World é um arquipélago de 300 ilhas artificiais, ainda em construção, que juntas e vistas de cima formam o desenho do mapa-mundo.

Estas ilhas estão a ser vendidas por valores entre 6,2 a 36,7 milhões de dólares. A maior parte das ilhas já foi comprada por investidores de todo o mundo. Angelina Jolie e Brad Pitt já compraram a ilha que representa a Etiópia.

O  Hydropolis será o segundo hotel subaquático do mundo e  o mais profundo. O projecto incorpora também um sistema de mísseis defensivos.

O hotel vai ter três partes, a estação de terra, o túnel de ligação e a área principal. A estação de terra será a recepção do hotel, um centro de pesquisas biológicas, restaurante e cinema. Usando um pequeno comboio eléctrico os hospedes são levados até a área principal, que tem 220 suítes.

A inauguração do Hydropolis devia ter acontecido há quatro anos, em 2007, depois em 2009, mas tem vindo a ser sucessivamente adiada. O site oficial, ainda em construção não avança qualquer estimativa para a data de abertura oficial.

O Dubai Mall é o maior shopping do mundo. Foi inaugurado em 4 de novembro de 2008, custou 20 bilhões de dólares e tem 1.200 lojas, hotel, 22 salas de cinemas multiplex stadium, uma praça de alimentação com 160 balcões fast-food, 120 restaurantes, uma pista de patinagem, 14.000 lugares de estacionamento e o maior aquário do mundo segundo o Guiness Book com mais de 33.000 animais marinhos em exposição.

Jumeirah Beach é um hotel com um design que faz lembrar uma onda. São mais de 15 restaurantes no hotel, marina, praia privativa e acesso exclusivo ao parque aquatico Wadi Wadi.

O The Yas Hotel é o primeiro hotel do mundo a estar localizado parte dentro de um circuito de Fórmula 1. O Yas Marina Circuit, parte sobre as águas, com vista deslumbrante para a marina de Yas, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Com arquitetura e engenharia diferenciadas, as principais características deste hotel são a alta sofisticação dos ambientes, suntuosamente decorados, e a alta tecnologia embarcada em todo o hotel.Incorpora o maior sistema de iluminação com LEDs do mundo, com 5389 painéis de vidro em forma de diamantes, que refletem as luzes dos LEDs.

Dubailand será nove vezes maior do que a Disney norte-americana e terá a maior pista artificial de patinagem no gelo do planeta. Site Oficial

Chess City, ainda em projeto, será um complexo de prédios em que cada um terá o formato de uma das peças do tabuleiro de xadrez.

O projecto Cidade Rotativa, foi desenvolvido pela empresa High Rise RE. Consiste basicamente num espaço natural de boa qualidade ambiental e paisagística onde serão construídos vários tipos de edifícios rotativos. Desde moradias, apartamentos, hotéis, restaurantes a Cidade Rotativa procura assim a melhor orientação solar e a paisagem mais interessante.

IPOD! Pode parecer estranho, mas o Dubai é conhecido pelas suas construções extravagantes, feita pelos bilionários árabes.
O edifício de nome The Pad, vai ter o design do iPod. O projeto é de 2006, mas só agora começou a ser construído e preve-se que esteja concluído em 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s