Jawbone UP – A pulseira contra o sedentarismo

Posted: Novembro 4, 2011 in Android, Aplicações, Tecnologia
Tags: , ,

A Jawbone é uma empresa que se tornou respeitável ao lançar bons produtos áudio como auriculares de alta tecnologia, headsets e principalmente com a coluna sem fios Jambox.  A empresa prepara-se para dar o salto para um outro segmento ao lançar a pulseira Up.

A Jawbone UP é uma pulseira à prova de água que regista continuamente dados sobre as  atividades físicas diárias e que permite através de uma aplicação disponível para Android ou iOS, consultar os resultados e com base neles, optar por mudar alguns hábitos.

Depois de colocada no pulso, a pulseira monitoriza as actividades do dia-a-dia, registando a distância percorrida,  os exercícios físicos e as consequências no ritmo cardiorrespiratório. Com esses dados, a pulseira consegue distinguir uma caminhada de uma corrida praticada como exercício.

A sensibilidade da Jawbone UP ao movimento é grande conseguindo detectar movimentos muito pequenos, permitindo resultados bastante apurados na leitura das atividades físicas do utilizador. A posterior leitura desses dados pela aplicação vai apresentar um relatório preciso acerca dos dois principais factores tratados pelo sistema, o sono e a actividade física.

A app instalada no Android ou no iPhone propõe ao utilizador tirar fotos das refeições e lançando perguntando meia hora mais tarde como este se sente, para manter um registo sobre a influência da dieta no bem-estar.

Com a pulseira da Jawbone no pulso durante o periodo nocturno de descanço, o utilizador será continuamente monitorizado. O dispositivo detecta a frequência cardíaca, bem como a agitação do corpo, o que permite perceber se o detentor da pulseira tem o sono leve ou profundo, enquanto dorme. Essas informações também serão listadas pela aplicação para que o sistema possa ter dados sobre esse aspecto fundamental à qualidade de vida.

Outro recurso interessante da Up é a função de despertador. Programando um horário para despertar a pulseira irá fazê-lo vibrando silenciosamente de forma discreta, não incomodando quem dorme ao lado.

O aspecto mais interessante desse recurso é a possibilidade de despertar o utilizador selectivamente durante a fase de sono mais leve, evitando a agressão de acordar alguém do sono profundo. Para isso, a pulseira é configurada para despertar ao longo de um intervalo, e não a uma hora exacta.

Se for configurada para despertar entre 6:30 e 7:00, a Up lançara vibrações mais leves para despertar o utilizador quando, dentro daquele intervalo de tempo as suas leituras detectarem um sono mais leve.

A pulseira Up já está à venda nos Estados Unidos por 99US, a má notícia é que a aplicação para Android ainda está em desenvolvimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s