Chega em 2012 plataforma Linux para dispositivos móveis

Posted: Setembro 29, 2011 in Tecnologia
Tags: , ,

Em 2012 vai chegar ao mercado uma nova plataforma Linux para dispositivos móveis, a Tizen.

Este projecto open-source está a ser desenvolvido pela Linux Foundation e pela LiMo Foundation e conta com as parcerias da Intel e Samsung. O objectivo do projecto é consolidar o uso do Linux na computação móvel e competir com a Apple e com o Android.

O Tizen OS nasce a partir do MeeGo. O MeeGo, foi inicialmente um projeto conjunto entre a Intel e a Nokia, mas ficou à deriva quando a Nokia resolveu em Fevereiro deste ano optar pelo Windows Phone. A Intel ficou assim com o MeeGo nas mãos para desenvolver mas sem um grande parceiro de hardware.

Esta plataforma de código aberto irá suportar HTML5 e aplicações baseadas em WAC, que funcionam em equipamentos, como smartphones, televisores, computadores com touchscreen, netbooks e na indústria automóvel.

O director do Centro de tecnologia Open Source da Intel considera que o futuro pertence às aplicações baseadas em HTML5. Assim sendo o objectivo passa por desenvolver um sistema operativo capaz de correr e desenvolver aplicações baseadas em browsers, ao contrário da maioria dos sistemas operativos móveis actuais que focam-se na execução de aplicações nativas do equipamento.

A Linux Foundation pretende fazer o lançamento do Tizen no primeiro trimestre de 2012 e conta que em meados de 2012 cheguem os primeiros aparelhos ao mercado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s