Quanto tempo leva o teu Windows a arrancar e a encerrar?

Posted: Setembro 11, 2011 in Dicas

Aproveitando ainda o post sobre o tempo de arranque anunciado pela Microsoft para o Windows 8, deixo esta dica para que possam verificar o tempo que o vosso Windows demorou a arrancar e a encerrar.
O tempo de arranque do Windows é uma das maiores preocupações dos utilizadores. Este é sempre um dos pontos de comparação com outros sistemas operativos.
É possível detectar estes tempos num computador Windows sem recorrer a qualquer aplicação. Vejam abaixo como o fazer…
Para poderem visualizar estes dados devem começar por chamar o visualizador de eventos do Windows digitando eventvwr no menu Iniciar.

Depois de seleccionarem o Visualizador de Eventos do Windows será aberta uma janela desta aplicação. Naveguem na coluna da esquerda para o seguinte registo:

Registo de Serviços e Aplicações -> Microsoft -> Windows -> Diagnostics-Performance -> Operational

Ao chegarem a esse registo devem seleccioná-lo e escolherem na coluna da direita da janela do Visualizador de Eventos a opção Filtrar Registo Actual.
Para terem acesso ao tempo de arranque devem colocar um visto na box Aviso em Nível de Evento e introduzir em ID de evento o código 100 (código associado ao arranque do Windows)

O contorno vermelho mostra o tempo em milisegundos do ultímo arranque, mas podem verificar o tempo de arranque em outras datas. Para obterem o valor em segundos basta dividir por 1000.

Para verificarem o tempo que o vosso sistema levou a encerrar devem seguir os mesmos passos, mas apenas com uma alteração, introduzir o código associado ao ID do evento 200. (código associado ao encerramento do Windows).

Como podem ver o meu portátil está com um tempo de arranque de 44.402 segundos e de encerramento de 23.35 segundos por isso acho que está a chegar à hora de formatar;)

Comentários
  1. guedes diz:

    Camarada isso é relativo porque em pouco tempo podes ter a máquina assim devido às tretas que fazes que é normal, todos fazem e aí passavas a vida formatar… mais vale ir pelo caminho de ter uma noção básica e/ou na utilização contrariar isso, para quem não se interessa e sabe executar manualmente faz, outros usam um programa simples de analise, controle de tarefas executadas em tempo real e limpeza por aí adiante. Existem diversos na net e bons, e terás o que necessitas…. a opção formatar sim deve ser usada na existência de possível malware, trojans etc.

    Nice advice anyway🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s