Arranque do Windows 8 em 8 segundos

Posted: Setembro 10, 2011 in Tecnologia
Tags: , ,


A Microsoft anunciou, no blog dedicado ao desenvolvimento do Windows 8 , um vídeo que demonstra o novo sistema operativo a iniciar em apenas oito segundos. No entanto, os oito segundos não se referem ao tempo que o sistema operativo demora a iniciar, mas antes ao que decorre desde que é pressionado o botão que liga o computador. A maior parte do tempo é, por isso, consumida pelos processos de arranque da BIOS e não pelo Windows 8.

Para obter este arranque quase instantâneo, a Microsoft está a usar técnicas que misturam o modo de hibernação com o desligar tradicional, ao mesmo tempo que tira partido das capacidades dos vários núcleos existentes nos computadores modernos.
O vídeo seguinte, produzido pela Microsoft, mostra um PC a arrancar num tempo record de 8 segundos!

A empresa de Bill Gates refere ainda que as vantagens desta nova forma de encerrar o computador deverão ser sentidas tanto por quem tem SSDs na sua máquina como por utilizadores de discos rígidos tradicionais.

O gráfico de barras demonstra alguns testes efectuados a 20 PC’s com características distintas. O Windows 8 consegue tempos de inicialização entre 15 e 33 segundos, enquanto que o Windows 7 obtem tempos entre 25 e 72 segundos.

Processo de hibernação

Ao desligar por completo o sistema, é necessário encerrar todas as sessões dos utilizadores e também a sessão do kernel e respectivos serviços. Se optarmos por hibernar o sistema, estamos a guardar o estado em que se encontra o sistema e o respectivo contexto da memória para o ficheiro (hiberfil.sys). Esta forma, em termos de inicialização é mais vantajosa já que não é necessário carregar todo o sistema de inicio. No Windows 8 o processo de arranque do sistema é ainda mais rápido porque foi definido um novo processo multi-fase de arranque do sistema, capaz de usar todos os núcleos de um sistema multi-core em simultâneo, para desta forma dividir o processo de leitura do hiberfil.sys e descompactar a informação.

A imagem em baixo compara o processo de inicialização do Windows 8 com outros sistemas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s